Quarentões e cinqüentões estão mandando bem!

É sincero. Antecipadamente peço desculpas aos ciclistas da Categoria Elite, muito dos quais já conheço pessoalmente e sabem bem, quanto os admiro. É que observando com calma os resultados da categoria Pró e Sport da 2ª edição do BIGBIKER 2005, pude notar que atletas experientes, divididos nas categorias Sênior e Veterano completaram a prova em posições de destaque, tanto na geral, como por categorias.
Observando as posições da Categoria Pró, vemos o Osvaldo José dos Santos, conhecido no nosso meio por Osvaldão, na segunda colocação, com o tempo de 03h34min e20 segundos a tão só 4 minutos e 40 segundos atrás do fantástico Odair, campeão incontestável da prova. Nosso quarentão mostra-nos que competições de bicicleta, além da satisfação pessoal, nos trás anos de boa forma, saúde e disposição. Nem falemos de garra, que ele tem de sobra.
Camaradas, sei que muitos não sabem, mas o Ezequiel, da Categoria Sênior B, chegou na 5º posição, largando com meia hora de atraso. Esse atleta, freqüentador assíduo dos primeiros lugares, teve forças e determinação para fazer uma prova de recuperação, nesta dura etapa de Taubaté. Quando o virem, cumprimentem esse atleta do CAB, que seguramente estará no topo do podium nas competições que virão.
Na Veterano, o Serafim “aterroriza” os companheiros de categoria, com um tempo de prova de garoto. Aliás, essa categoria nos ensina que mesmo sendo poucos, eles esbanjavam habilidade e força. O camarada Serafim chegou à frente da metade dos concorrentes da Pró. Êta cinqëntão bom de pedal sô.
Quando passamos à Sport, o destaque é o seu Jarbas Cardelli. Meus amigos, esse coroa é fenomenal. Esse senhor de 58 anos bem completados, além de vencer quase todas as provas que disputa, venceu as duas etapas deste ano. Mas vejam que loucura: na classificação geral, chegou na 41ª posição, há um pouco mais de 21 minutos do vencedor. Isso sem contar que havia 292 escritos na Geral Sport.
Ai, ai! O Jarbas, felizmente e infelizmente, compete na minha categoria, na maiorias das vezes. Penso que os organizadores deveriam personalizar os troféus desse velhinho. Velhinho? Será mesmo? Suas costumeiras vitórias fazem muitos acreditarem que se pode pedalar e competir até os cem aninhos.
Um dia perguntei qual o seu segredo para uma alimentação adequada antes da competições. E ele respondeu com um ar tranqüilo de morador do interior. - Simples professor. Bem cedo, antes da competição, eu tomo um cafezinho preto e um pão com manteiga. Se não tiver manteiga na hora, pode ser margarina mesmo, sem problemas.
È. O meu HERÓI, ensina-me que se pode eternizar a juventude. Não é meu garoto Jarbas?
Ah!!! As meninas. Impossível cometer o sacrilégio em deixá-las de lado. Foram 27 competidoras na Sport Feminino B. A categoria estava por demais competitiva. A Patrícia Assis, feliz ganhadora, se não estou enganado, compete como outras da mesma equipe, com pouquíssimos recursos financeiros e materiais, mas esbanjam raça e dignidade. Inclusive comentando esse sucesso todo de tantas competidoras na prova, uma ainda acrescentou: - E ainda tenho que cuidar dos meus dois filhinhos - Não é lindo isso, gente?
Acho que para as próximas competições, os organizadores bem que poderiam dividi-las em mais categorias. Elas merecem mais alguns lugares no podium. E se você não concordar, dê uma olhadinha nos tempos das garotas. Elas chegaram à frente de muito marmanjo, meu irmão.

Em breve, teremos mais emoções em São Luiz de Paraitinga. Até lá ...

Por : Arnaldo Mirandola de Farias - donarnaldof@click21.com.br

Fonte : amigos da bike

 

Professor universitário de Língua Espanhola, mas na verdade,

Ciclista e Competidor ( Entusiasta de Fé ).

Viajou de bicicleta pela Patagônia Argentina e adora participar

de todas ciclo viagens em que é convidado.

Curte competições de MTB de longa duração.