João Paulo e Viviane Costa – Campeões do Big Biker Cup’13

Sem os principais adversários e com estilo conservador Viviane e João Paulo administraram a última etapa e conquistaram o campeonato.

Etapa foi vencida pelo mineiro Leandro Donizete e Daniela Genovesi

 

Texto : Dimenor

Fotos : Dimenor e Bikeamparo

 

Sem a presença do mineiro Hugo Prado Neto na última etapa – segundo colocado no ranking do campeonato – a vida de João Paulo ficou um pouco mais tranquila. Com vitórias nas duas primeiras etapas do Big Biker Cup e um quarto lugar na penúltima etapa, João Paulo Firmino conseguiu uma posição confortável no ranking para a etapa decisiva neste domingo (1 de setembro) em Santo Antonio do Pinhal.

DSCF0037Ele que chegou mais próximo do título em 2011, quando conquistou o vice-campeonato na ocasião, priorizou o campeonato este ano fazendo provas consistentes e estrategicamente corretas, finalizando o ano com o sonhado título.

Por outro lado, a ausência de Hugo foi um incentivo a mais para Orlando Alves sonhar novamente com o título, ele que conseguiu uma dobradinha em 2010 e 2011, este ano teve que se contentar com a terceira colocação, deixando escapar o vice-campeonato por quatro pontos para Leandro Donizete na última etapa.

 

DSCF0238A contabilidade e a sorte não estavam mesmo favorável à Orlando Alves, para sagrar-se campeão, Orlando precisaria ganhar a prova e torcer para João Paulo chegasse na quinta colocação. Mesmo que João Paulo não terminasse a prova, Orlando ainda precisaria de uma quarta colocação.

Leandro Donizete que não participou da primeira etapa, vinha ocupando a quarta colocação no ranking do Big Biker Cup com dois segundo-lugares. Com a vitória na última o atleta de Monte Sião (MG) passou a depender do resultado de Orlando para conquistar o vice-campeonato. Para sua sorte de um e azar de Orlando – que teve seu pneu rasgado – o atleta de Campo Limpo Paulista (SP) conseguiu apenas a sétima colocação, o que não foi o bastante para lhe assegurar o vice-campeonato.

Com todos estes cálculos em mente, João Paulo optou por fazer uma prova mais controlada, sem se expor as riscos desnecessários, mantendo-se sempre a frente de Orlando Alves.

Com a presença de diversos nomes da Elite, a prova teve um inicio forte e logo na metade da prova, no trecho mais íngreme da prova, João Paulo junto com o Robson Ferreira, Leandro Donizete conseguiram se destacar dos demais atletas.

Como o Orlando havia sobrado um pouco e com a terceira colocação na mão, que garantia o título, minha preocupação era somente com o campeonato, finalizar a prova”, comentou o campeão, que levou um susto já no final da prova, quando teve um pneu furado. “Perdi duas posições, mas no final deu tudo certo, cheguei na quinta colocação que me garantiu o título, que era o meu principal objetivo este ano”, concluiu.

Ao contrário de João Paulo, Viviane Costa chegou para a etapa final com apenas um ponto a frente de Mariana Carcute, segunda colocada. Não havia nada definido ainda, as atletas vinham alternando vitórias durante o campeonato.

Até a terceira etapa Mariana tinha vantagem de dois pontos sobre Viviane, quanto a atleta paulista com uma terceira colocação na penúltima etapa, conseguiu reverter o ranking do campeonato.

Infelizmente um acidente logo no início da prova – colisão com uma motocicleta no início a prova acabou com o sonho do bicampeonato de Mariana Carcute, que não teve condições de concluir a etapa final, a atleta foi socorrida e levada ao hospital da cidade com suspeita de fratura no braço, o que felizmente não diagnosticado.

Estávamos no pelotão quando uma motocicleta vinda em sentido oposto se aproximou na curva, não tive tempo de reação e acabei batendo de frente”, nos contou a atleta.

Sem sua principal adversária na competição a estreante na categoria Elite Feminina Viviane Costa fez uma corrida mais administrativa, fechando a última etapa na terceira colocação, lhe garantindo o título da competição, “Optei por fazer uma largada mais conservadora e ao longo da prova fui desenvolvendo o meu ritmo, passando do apoio eu comecei a socar a boca para terminar logo a prova”, declarou.

Luiza Cerqueira que vinha pontuando em todas as etapas – inclusive vencendo a penúltima etapa em São Luiz do Paraitinga (SP) – teve uma agradável surpresa no fechamento do Big Biker Cup’13, a atleta de São Paulo (SP) conquistou o Vice-campeonato mesmo fechando a última etapa na quarta colocação.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA ETAPA

PRO-MASCULINO
1 – Leandro Donizete (GUGA TEAM / DESAFIUS)
2 – Robson Ferreira (AMAZONAS-KONA)
3 – Thiago Aroeira (MERIDA / TPM / JACAREI)
4 – Edivando Souza Cruz (ASTRO / VZAN / PROSHOCK / MEMORIAL / MAXXIS / CALYPSO / X PEDO / ASW / HE TREINAMENTO ESPORTIVO)
5 – João Paulo Firmino (SCOTT /  PEDAL PRO / OFICINA BRASIL / COFRANA FIAT / AMENDOLA GROUP)

PRO-FEMININO
1 – Daniela Genovesi (RC BIKES)
2 – Lais Saes (YAMABIKE)
3 – Viviane Costa (LEGIONARIA ADRI NASCIMENTO / CAÇULA PNEUS / KAILASH  / GU )
4 – Luiza Cerqueira (TOTAL BIKE)
5 – Ligia Sombini (ADRIANA NASCIMENTO)

SPORT MASCULINO
1 – Bruno Martins (LAURO JEANS – TEAM BIKER / TOTAL BIKE)
2 – Tiago da Silva (TAUBATE / HOFFMAN XCO / REMAC / DDEPOSITO BONFIM / DIVINO FOGAO)
3 – Rodrigo Carneiro (EQUIPE CABRAL BIKE SHOP / VALGROUP / GARMIN / SPECIALIZED)
4 – Rafael de Oliveira (CAMPOS DO JORDÃO / EZTEC)
5 – Hugo Ribeiro (BIKE SHOP TAYOBA / CANNONDALE)

SPORT FEMININO
1 – Sofia Subtil (ESTILO LIVRE ACADEMIA / SAPAO BIKE SHOP /  FABRICIO LISBOA / DUCKS / WASHINGTON CABELEIREIRO)
2 – Valéria Scorzza (UBATUBA OUTDOOR FITNESS / LN PERFOMANCE/ NUTRICORE)
3 – Kellen Cotta (JR ACADEMIA ALL FITNESS)
4 – Sara Moyses (EQUIPE CABRAL BIKE SHOP / VALGROUP / GARMIN / SPECIALIZED)
5 – Bruna Toledo (MTB CACAPAVA / VALPAR CORRETORA)