Os Pig Bikers

 

Mais do que respeito ao meio ambiente, uma questão de ser um exemplo de educação.

 

Nesse último final de semana, aconteceu em São Luiz do Paraitinga o BIG BIKER SUPER EDITION. Um evento exemplar em termos de organização e dedicação do casal Gonga e Marília e todo seu time de profissionais que fazem dos eventos do BIG BIKER um sucesso.

 

Mas tem um lado triste desse espetáculo, que pouca gente observa e condena, que são os “rastros” que alguns BIG BIKERS deixam por onde passam. Prefiro classificar esses indivíduos carinhosamente de “PIG BIKERS”, por que realmente são uns “porcalhões de trilhas”.

Tive a oportunidade de presenciar um deles em ação. O cidadão, tomou a água e jogou o copinho plástico na beira da estrada e ainda disse: “- daqui uns 100 anos se decompõe!!!”.

Ouvi aquilo estarrecido, e disse: “Você carregou esse copo cheio de água até aqui, pois bem, o que custa levá-lo vazio até o próximo ponto de água, e lá descartá-lo ao pegar outro cheio??”

Isso é muito básico, aprende-se em casa, que jogar lixo em qualquer lugar que não seja o lixo está errado!

A organização da prova faz o possível para coletar o maior número de embalagens vazias, mas não consegue, os “porcalhões de trilhas” são muitos! São incapazes de carregar os saches vazios de carboidrato, embalagens de barras de cereais, copinhos, câmaras de ar furadas, no mesmo lugar onde carregavam antes de consumir! Mas não! Preferem jogar na trilha ( fora dos pontos de apoio ), na beira da estrada, no meio do mato e deixar seu rastro de falta de respeito e educação.

Na semana em que o Brasil mobilizou-se para limpar praias, represas e rios, os  “PIG BIKERS” (dentre muitos BIG BIKER exemplares), deram sua contribuição negativa para o planeta.

Espero que nas próximas etapas esses maus exemplos de esportistas, de indivíduos que não respeitam o que temos de mais sagrado, a NATUREZA, tenham vergonha de jogar lixo na trilha. E que aqueles que presenciarem fiquem indignados e se manifestem. Talvez assim seja possível criar uma consciência ecológica, dar o exemplo, de que respeitamos o espaço o qual dependemos para que o evento ocorra, as trilhas.

Ou então fica minha sugestão, a Organização do BIG colocar “fiscais” para que desclassifiquem sumariamente os ciclistas que tiverem a postura “porcalhona” que em nada combina e contribui para o espetáculo do Mountain Bike.

 

Daniel Prado

BIG BIKER