Team Xpresso estréia com a vice-liderança no Adventure Camp

A novíssima equipe Team Xpresso conquistou a vice-liderança em sua estréia nas provas de corrida de aventura. A primeira participação da equipe aconteceu no último domingo, dia 16, na abertura do Circuito Adventure Camp, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

O time formado por Márcio Franco, Marcelo Macuco, Erasmo Cardoso, o Xiquito, e Flavia Araújo, a Fuca, esbanjou talento e determinação, estando sempre entre os primeiros colocados durante toda a disputa. “A prova foi muito legal, bem disputada. As equipes estão muito fortes e o percurso foi bastante técnico por causa da lama. O trecho do rio foi espetacular, com muitas corredeiras e deu para curtir bastante. Estou muito feliz por fazer parte dessa equipe”, relatou Fuca.

A característica principal dessa etapa, que teve 48 quilômetros, foi a prova realizada toda em trechos planos ou com descida. “Foi uma prova técnica, com um trecho rápido de bike por campos de arroz encharcados e singletreks ao lado dos trilhos de trens”, disse Macuco.

As equipes largaram do alto da Serra da Mantiqueira e seguiram em um duro trekking até a primeira área de transição, onde pegaram as bikes. “Fizemos a descida com cautela e algumas equipes chegaram a nos ultrapassar, mas tiramos a diferença no trecho de estrada”, comentou Franco.

As equipes saíram praticamente juntas na bike e foram disputando as colocações até a transição seguinte, na canoagem. Nesse ponto, dois atletas iriam remar em ducks, enquanto os outros dois faziam o “push-bike”, empurrando as bikes dos companheiros.

Porém, o que a equipe não contava é que o duck que pegaram estava com um pequeno furo e foi murchando ao longo do caminho. “Tivemos que fazer bastante força para não perder muito tempo”, relembrou Fuca.

Márcio e Xiquito foram à primeira dupla a chegar ao PC/AT onde seria novamente o encontro da equipe e ficaram esperando por 26 minutos até Macuco e Fuca completarem o trecho na canoagem. Nesse momento, a Team Xpresso ocupava a quarta colocação.

No trecho seguinte, já com os quatro atletas de bike, a equipe ultrapassou alguns adversários e chegou ao pontilhão do trem – onde seria realizada a prova de técnicas verticais – na segunda colocação, já avistando a equipe Oskalunga. “Eles pararam para trocar um pneu e passamos”, disse Franco. Mas um outro imprevisto aconteceu: na travessia pela ponte, as bikes da equipe se chocaram e a prancheta que prende o mapa de orientação acabou caindo do suporte. “Do pontilhão até a chegada fomos sem mapa. Tinha decorado o percurso e conseguimos seguir em frente”, comentou o capitão.

Mesmo sem mapa a equipe seguiu rumo à chegada na primeira colocação. Um pneu furado a poucos quilômetros da chegada os tirou da primeira colocação. A equipe SOS Mata Atlântica ainda encostou e tentou alguns ataques, mas a Team Xpresso resistiu e cruzou a linha de chegada na segunda colocação. “Foi uma estréia fantástica. E saímos muito contentes de lá. Estamos no caminho certo e esse trabalho está sendo muito bem feito”, disse Franco. Xiquito também aprovou o resultado: “foi o que queríamos. Fazer um ritmo forte e ficar entre os primeiros.”

A vitória da primeira etapa do Adventure Camp ficou com os brasilienses da Oskalunga e a terceira colocação foi da SOS Mata Atlântica. “Foi uma satisfação enorme estrear com um resultado desse. É uma equipe que está compacta, treinada, com determinação. Estamos muito felizes em ser vice-campeão logo na primeira prova, e uma prova difícil como essa”, comentou Macuco. “Principalmente no Adventure Camp, que está com um nível muito alto. São mais de cem equipes, e as quatro primeiras tinham possibilidade de terminar na primeira colocação. Foi questão de detalhes que teve o vencedor”, completou.