Sandro Montico e Devanil Mazzo faturam o Rally Rota dos Tropeiros

As cidades de Taubaté, São Luis de Paraitinga e Natividade da Serra foram o palco da mais nova prova de rally de mountain bike do circuito brasileiro. Composta de 2 etapas, o Rally dos Tropeiros teve em seu primeiro dia 68km sendo 4km de deslocamento, o percurso composto praticamente por chão batido, elevou a dificuldade física e a velocidade, dificultando um pouco a navegação. Mesmo com a planilha “em cima” alguns atletas tiveram dificuldade e acabaram se perdendo no percurso e comprometendo a classificação geral, rostos cansados foi uma fisionomia comum e alguns até um pouco decepcionados pelo erro de navegação.

No segundo dia de competição, a categoria pró juntou-se com a sport, com aproximadamente 140 atletas a cidade de São Luis de Paraitinga ficou agitada para a largada. Em frente à igreja pontualmente foi dada a largada para os 54km restantes da prova, com a expectativa que seria o melhor trecho da prova, os bikers não se decepcionaram, o trecho além de bem sinalizado na planilha de navegação, esbanjava um cenário não tão comum em outras provas. Cachoeiras, corredeiras, estavam constantemente presente durante toda a prova.

Com algumas subidas fortes, com um pouco de “empurra-empurra” os atletas não perderam o bom humor e a competitividade. Odair Pereira, campeão do Iron Biker 2003, comentou sobre sua primeira prova de navegação: “foi diferente, estou acostumado a correr individualmente e sem navegação, gostei da experiência, esta região é privilegiada, muito bonita e a prova muito bem organizada”

O troféu recebido por alguns pilotos veio mesmo antes de qualquer medalha, um mergulho para “lavar a alma” ( foto a direita ) na Represa de Paraibuna antes de atravessar para Natividade da Serra, local da premiação que teve início por volta das 15:20h.

Na Geral Pró, quem levou o título foi a dupla da equipe Morungabikers da Cidade de Morungaba composta por Sandro Montico e Devanil Mazzo com o tempo total nos dois dias de competição de 06:03:59h. Já na Geral Sport, a equipe vencedora foi a Bomba Bikers da cidade de Cruzeiro, formada pelos bikers Augusto de Castro e Jair Rodrigues com o tempo de 02:28:00h.

Quem deu as caras também no evento, e que não mais compete profissionalmente foi a mountain biker Adriana Nascimento. Acompanhada por seu marido Marcelo Sampaio, formando a equipe Sram/Adriana Nascimento, conquistou a vitória na categoria dupla mista e também ocupando o sexto lugar na Geral Sport.

O grande desfalque na prova foi o da equipe Imigrantes.org que correrá na próxima semana uma maratona de 800Km na África. Mario Roma, um dos integrantes da equipe, sofreu dores de cabeça e tontura durante a semana que antecedeu o evento, após tomar a vacina de febre amarela : "Achei melhor não me arriscar porque faltam poucos dias para eu embarcar", completou Mario, que irá encarar a maratona com o seu companheiro Paulo Noto.

O Rally Rota dos Tropeiros teve o apoio da Maxxis, Calypso, Specialized, Pedalle e PedalPower. O apoio operacional ficou por conta das cidades de São Luis do Paraitinga e Natividade da Serra. 

 

O Rally em números :

125 Km de prova

140 Competidores

45 Staffs

1 Moto

3 Caminhões

1 ônibus

2 ambulâncias

2 barcos

6 Veículos de apoio

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos e os resultados completos