Preparativos para o Cape Epic 2005

 

O Rally Rota dos Tropeiros foi escolhida para o ultimo teste e ajustes da equipe amadora  Imigrantes  luso-brasileira composta por Mario Roma (PT) e Paulo Noto (BR), que estará presente pela primeira vez  na Cape Epic 2005 fazendo o possível para completar esta que já  é  conhecida  como a mais longa prova de  Mountain  Bike no mundo com a distancia de 900 km e 16000 m de escala em 8 dias  através da África do Sul com inicio dia 2 de Abril.

 

Maratona de estrelas do MTB

Com os melhores atletas de mountain bike do mundo na largada, a Cape Epic de 2005 será a batalha de abertura da temporada de mountain bike do ano. Pela primeira vez, vão participar numa prova na África do Sul um medalhista de ouro olímpico, o atual número 1 no ranking mundial da UCI, e o atual campeão da Copa do Mundo de cross country.

O atleta da equipe Giant, Bart Brentjens (Holanda), medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta, medalha de bronze em Atenas, campeão mundial de 1995, campeão europeu de 2001, e medalha de bronze no mundial de maratona de 2004, vai competir em parceria com seu novo colega de equipe Roel Paulissen (Bélgica), o atual líder no ranking mundial UCI de cross country. A equipe Giant belga-holandesa é a favorita para a vitória, mas vai enfrentar concorrência forte. Também ambiciosos para ganhar a segunda Cape Epic são os atletas da equipe Siemens-Cannondale, Christoph Sauser (Suiça), campeão mundial da Copa do Mundo de 2004 de cross country e medalha de bronze na Olimipíada de Sydney, e Fredrick Kessiakoff (Suécia), 5o na Copa do Mundo de 2004 em Livigno.

Os campeões da Cape Epic de 2004, Mannie Heymans (Namíbia) e Karl Platt (Alemanha), vão largar este ano com novos parceiros.  Heymans (equipe Focus), vai correr em parceria com o campeão sul-africano, Jacques Roussow (equipe GT), que chegou 3o na Cape Epic de 2004.

Depois de ganhar todas as três maiores provas de mountain bike em etapas do ano passado (a Epic, a TransAlp e a TransRockies), Platt vai largar na segunda edição da Prova Africana Mágica e Selvagem com seu amigo e novo parceiro da equipe Rocky Mountain, medalha de bronze do mundial de maratona, Carsten Bresser (Alemanha), com quem Platt já ganhou o Desafio Adidas de Bike TransAlp em 2002.

O atleta austríaco Silvio Wieltschnig (equipe Fiat Rotwild), que chegou em segundo lugar na sua primeira Epic, vai juntar forças com o sul-africano Kevin Evans (equipe Scott), um dos líderes de mountain bike da África do Sul este ano.  Os dois atletas, patrocinados pela Adidas, vão largar como Equipe Adidas-Fiat-Rotwild-Scott nesta “prova de astros.”

A forte candidata para ganhar a categoria feminina, é a equipe Fiat-Bianchi, com a campeã múltipla de mountain bike, a sul-africana Hannele Steyn-Kotze, que chegou em terceiro lugar na Adidas TransAlp do ano passado. A equipe conta ainda com a famosa campeã sul-africana de golf Zoe Frost, vencedora de vários campeonatos internacionais Pro Am e também de dois campeonatos americanos individuais e de dois em equipe.

Outras celebridades de mountain bike estarão participando na segunda Cape Epic são o campeão múltiplo mundial de 24 horas MTB solo Chris Etough (Estados Unidos), e também o pioneiro do mountain bike Keith Bontrager (Estados Unidos), que fabricou o seu primeiro quadro de mountain bike em 1980 e que tem contribuído muito para o  desenvolvimento de bicicletas e componentes ao longo das últimas décadas.