Manuela Vilaseca e Sherman faturam a 2ª etapa do Big Biker Cup'12

Sherman dá “bote” certeiro garantindo a vitória após Orlando e Hugo protagonizarem as melhores disputas, Genovesi fez prova de recuperação após problemas mecânicos, mas não o suficiente para superar Vilaseca.

Mais uma vez a cidade de Taubaté, interior paulista recebeu a segunda etapa do Big Biker. Marcada por uma corrida tranquila na categoria Elite Pro Masculina, a prova não realçou a disputa acirrada costumeira entre os tops do MTB nacional. O pelotão formado ainda nos primeiros quilômetros da prova sinalizava um domingo de fortes emoções, o que acabou não acontecendo.

Com pelotão formado com aproximadamente dez atletas, somente Orlando Alves e Hugo Prado Neto se arriscaram nas fugas, ficando o destaque para Hugo, segundo colocado na etapa, que conseguiu sustentar a fuga por mais tempo. “Eu e o Orlando estávamos muito juntos e precisávamos fazer alguma coisa, cada um contra-atacou e eu consegui abrir sozinho e pensei comigo – estou na terra de ninguém, ou vou ou não vou e quem chegar, chegou e eu tento sobreviver – e acabou que o Sherman chegou muito forte, com dez anos mais novo. Eu achei um resultado bem normal", explanou Hugo que ainda tentou uma última “paulada” vendo que Sherman estava sentindo a prova, mas reconheceu que ele também estava cansado.

Orlando, terceiro da etapa, também teve seus momentos de apertar os passos, mas isolado também não conseguiu se destacar, o que irritou muito o atleta durante a prova. “Eu já participei de muitas provas do Big Biker, mas esta foi que mais virou um passeio, tinha trecho que estávamos a quase dez por hora, e ai resolvi atacar e levei o João Paulo comigo antes de chegar no apoio”, nesta tentativa Orlando conseguiu abrir uma boa vantagem que foi anulada por Sherman e o pelotão voltando a desacelerar, Orlando tentou novamente com o Hugo e o pelotão mais uma vez anulou a fuga.

Vendo que Hugo estava levando uma vantagem em sua última fuga, foi a vez do Sherman atacar e levar o Orlando, que desgastado não conseguiu superar o mineiro mantendo-se na terceira colocação.

Sherman faturou a segunda etapa garantindo uma vantagem tranquilizadora dentro do campeonato. O atleta fez uma corrida no melhor estilo mineiro, “comendo quieto pelas beiradas”, permanecendo no pelotão atacando somente nos últimos quilômetros para garantir a vitória. “Esta foi uma prova com característica de uma prova de ciclismo de estrada, com as tentativas de fuga, no final meu biótipo foi privilegiado, tenho facilidade para subir, mas no plano eu tenho que ralar um pouco”, foi o que aconteceu, a vantagem que Sherman conseguiu na última subida quase foi anulada por Hugo no trecho mais plano.

Com uma corrida mais apimentada no sentido de disputa, Daniela Genovesi que liderava a prova teve problema em sua corrente, fazendo com que a atleta perdesse tempo precioso, caindo para a terceira colocação na metade da prova, obrigando a carioca fazer uma prova de recuperação. “Esta semana eu troquei o cassete da minha bike e hoje eu tive problema, azar de competição, acontece. A corrente se rompeu aproximadamente no quilômetro quarenta e quatro, perdi muito tempo, precisei de outro ciclista para resolver o meu problema”, com vinte minutos de atraso, Genovesi fez uma prova de recuperação na tentativa de garantir um lugar no pódio. “Para a minha alegria eu consegui finalizar na segunda colocação já no finalzinho da prova”, finalizou a atleta.

Aproveitando a oportunidade, Manuela que vinha na segunda colocação apertou o passo assumindo a liderança da competição, conseguindo sustentar a posição até o final da prova. Foi o dia que deu tudo certo para a atleta, fez uma boa largada, coisa que Manuela tem dificuldade nas provas do Big Biker. “Eu consegui me focar bem na largada e fazer força no começo da prova, senti bastante na primeira subida.

Sobre a quebra da adversária, Manuela não conseguiu mensurar como teria sido a corrida, “mas eu vinha bem, fazendo uma prova consistente e claro, a vitória é uma coisa muito boa, sempre bem vinda e estou muito feliz com o resultado”, concluiu.

Mariana Carcute, também aproveitou a oportunidade, mas não conseguiu sustentar a segunda colocação, sendo ultrapassada após a área de apoio. “No começo da prova estávamos às três juntas, mas o ritmo foi apertando e não consegui acompanhar as duas. Elas estão de parabéns, este ano estou andando mais do que o ano passado e estou feliz com isso”, finalizou Mariana.

Reviravolta aconteceu mesmo na categoria Elite Sport, desde o início da prova os atletas imprimiram um ritmo forte, mas só nos últimos quilômetros, um pequeno pelotão com três atletas se destacou travando uma disputa até os metros finais.

Já cruzando a linha de Marcio ao entrar no “funil” acabou se atrapalhando e caindo com sua bike, dando chance à Elvio de cruzar a linha de chega em primeiro lugar, mas já não valia mais nada. “No final fomos para o Sprint e chegamos juntos, embolado e os três estavam no mesmo tempo, foi muito emocionante”, comentou Elvio.

“O grupo estava realmente forte, e conseguimos abrir uma boa vantagem no final da corrida e acabei tendo a infelicidade de cair logo após entrar no funil”, declarou Marcio que entrou com recurso e com as filmagens da organização ficou comprovada a sua vitória, abrindo uma boa vantagem para o segundo colocado no ranking do Big Biker 2012.

Marcone que vinha na terceira colocação se esforçou, mas não foi o suficiente, “eu me poupei na última subida para deixar tudo para o Sprint, mas o pessoal estava forte e não consegui”. Marcone também quase se envolveu na queda, “ele caiu na minha frente, quase passei por cima, estamos todos embolados”, finalizou.

Entre as meninas da Sport, Sara Moyses, na categoria já conhecia o percurso e fez uma corrida estratégica, “eu conhecia o percurso, treinei bastante e soquei a bota até o final”, não dando chances as adversárias, liderando a prova do início ao fim.

Na segunda colocação ficou a carioca Carla Lavigne, que sofreu com dores nas costas, mas ficou feliz com o resultado. “Ganhei na minha categoria e fiz a segunda colocação na geral, estou muito feliz. Na geral a gente concorre com atletas mais novos é muito mais difícil”.

Carla Lavigne e Daniela Scholl alternaram as posições diversas vezes durante a corrida e somente no final Carla conseguiu se destacar nos últimos quinhentos metros. “A Daniela é muito forte, pedala muito bem. Só no último trecho de terra eu consegui passa-la”, concluiu a segunda colocada.

Daniela procurou fazer uma corrida mais regrada para garantir uma boa colocação, “procurei não forçar muito para não perder desempenho da metade em diante da prova e deu certo”, comentou a atleta de Itapira, São Paulo.

Classificação Elite Pro Masculina

01 – Sherman Trezza de Paiva (SPECIALIZED / EKOI / SHIMANO / PEDAL SPORT / KMC LOGISTICA)

02 – Hugo Prado Nego (OCE-TREINE.NET /  BMC / TOKEN / DAMATTA / GIRO SPORT CENTER / IBH)

03 – Orlando Alves (CICLO RAVENA / MARIN BIKES / CATEYE)

04 – Douglas Moi Bueno (PINDAMONHANGABA)

05 – Leandro dos Santos (GUGA TEAM FOCUS)

Classificação Elite Pro Feminina

01 – Manuela Vilaseca (TNF / IBS / NINER)

02 – Daniela Genovesi (RC BIKES)

03 – Mariana Carcute (CICLO RAVENA  / MARIN BIKES / CATEYE)

04 – Luiza Cerqueira (TOTAL BIKE)

05 – Margarida Borges (TOTAL BIKE)

Classificação Elite Sport Masculina

01 – Marcio Lopes Vicente (EQUIPE CABRAL BIKE SHOP / SENERGEN / ASW RACING / SUPERA)

02 – Elvio de Oliveira (MTB TRIP)

03 – Marconi Florencio (REGIS BIKE.COM / KHS)

04 – EZEQUIEL COSTA DA CONCEIÇÃO (HARPIA ADVENTURE / SARTANA PNEUS / ADRENALINA BIKES

05 – EDER CAMARGO MARCELINO AMORIN (VALGROUP )

Classificação Elite Sport Feminina

01 – Sara Moyses (ITABIKE / SPECIALIZED / ECOS BIKE / TOMATE CEREJA / RECIPOLPA / SEL ITAPIRA)

02 – Carla Lavigne (TAVINHO BIKE TEAM)

03 – Daniela Scholl (BIKE AMPARO)

04 – Denise Harder Esgaib (FELTRIN MOTOSPORT)

05 – Priscila Benicio Braga (OCE)

A penúltima etapa do Big Biker acontecerá na cidade de São Luiz do Paraitinga, no dia 15 de julho.