RALLY ROTA DOS TROPEIROS DE MOUNTAIN BIKE

REGULAMENTO GERAL

 

1. Tipo de prova

Enduro de velocidade disputado exclusivamente por duplas. O roteiro será realizado através de planilha de navegação, ou seja, os competidores deverão seguir as referências indicadas para encontrar o caminho correto da competição. A prova será vencida pela dupla que obtiver o menor tempo, desde que tenha sua passagem confirmada em todos os PC`s ( postos de controle ) ao longo do trajeto.

 

2. Postos de controle

Os PC`s são bases situadas ao longo do percurso da prova, que devem ser alcançadas e são de passagem obrigatória para todas as duplas, podendo ser uma referência da planilha ou não.

A confirmação de passagem só será realizada com a presença dos dois componentes da dupla, e poderá ser uma marca especial no numeral ou um lacre. É DE TOTAL RESPONSABILIDADE de cada atleta no PC parar e receber a marca ou lacre.

No final de cada etapa, onde será anotado o tempo de prova do trecho cronometrado, o responsável de cada  dupla deverá assinar uma súmula na qual será exibida pelo fiscal o número de marcações ou lacres adquiridas ao longo do trajeto.   

 

2. Equipamentos

2.1. Do piloto

É obrigatório o uso de capacete. Deverá ser auto-suficiente e será ele mesmo o responsável pela alimentação durante a prova. Aconselha-se também levar dinheiro, telefone celular e cartão telefônico.

 

2.2. Da bike

Deverá conter prancheta ou Roll Book para receber a planilha e odômetro. Indica-se também levar ferramentas, câmaras de ar, bomba e reservatórios para água.

 

3. Critérios de classificação

Todas as categorias serão classificadas pela quantidade máxima de passagem pelos PC`s e melhor tempo de prova.

Ex. Dupla A passou por 4 PC`s com o tempo de 02:50`:30`` e a dupla B passou por 3 PC`s com o tempo de 02:40`00``. Mesmo com o maior tempo de prova, a dupla A será melhor classificada comparada com a dupla B, em decorrência da passagem  pelo maior número de PC`s.

 

4. Ordem de largada

A ordem de largada será por sorteio dentro de cada categoria. As categorias largarão na seguinte seqüência :

1o - Team A

2o - Team B

3o - Team C

4o - Team D

5o - Team E

6o - Team F

Cada dupla largará de acordo com o horário estabelecido pelo sorteio, a intervalos de 30 segundos, sendo ela a única responsável em caso de atraso. Ex. Largada de uma determinada dupla marcada para as 8:30`00`` e esta largou as 08:36`00``. Esta dupla portanto, terá um acréscimo de 6 minutos no tempo total de prova.

 

5. Planilhas

5.1. Formato

A planilha tem o formato de 10x15 cm ( largura x altura ) com 10 quadros ( referências ) e 4 colunas por página. A 1a coluna indica a distância em quilômetros com subdivisão de duas casas decimais. A segunda indica a referência do local de origem. A 3a e 4a coluna, repetem a 1a e 2a coluna respectivamente, conforme figura abaixo

5.2. Indicações

O Primeiro trecho será sempre um deslocamento que servirá para aferição do equipamento de navegação e conduzir as duplas para o trecho cronometrado com segurança. Na imagem abaixo, estão indicados todos os itens de um quadro da planilha.

 

 

6. Roteiro

O roteiro de prova passa por todo o tipo de via, como estradas de terra, trilhas e estradas pavimentadas, prevalecendo as leis de trânsito quando em vias públicas.

A organização da prova tem o direito de alterar o percurso da prova a qualquer tempo e conforme seu critério, sem aviso prévio, por questões de segurança.

6.1. Cortes

A organização, por motivos de segurança, encerrará os trabalhos dos PC`s as 17:30h do dia 19/03 e as 15:00 do dia 20/03. Os bikers que ainda estiverem no percurso deverão obrigatoriamente seguir as instruções dos fiscais e/ ou serem conduzidos até a chegada pelos veículos da organização.

 

7. Alimentação e logística

As duplas deverão ser auto-suficientes e serão elas mesmas responsáveis pela comida e bebida ao longo da prova, assim como, em caso da utilização de veículos de apoio.

 

8. Segurança

8.1. Procedimentos

Em caso de emergência, um dos componentes da equipe deverá se deslocar até o PC mais próximo e acionar o resgate.

Ainda em caso de emergência, as equipes também devem chamar a atenção dos veículos oficiais da prova que ocasionalmente estarão passando por trechos do percurso. Lembramos que devido ao isolamento de algumas áreas da prova, é impossível o trânsito de veículos.

8.2. Pessoas em perigo

Cada participante é responsável por ajudar outro em caso de perigo, independente da equipe que pertença. A omissão de socorro implicará na desclassificação da competição e responsabilidade legal.

 

9. Seguro

Todos os participantes estarão cobertos pelo seguro durante a competição de acordo com a faixa etária abaixo

Idade de 14 a 70 Anos

Morte Acidental R$ 50.000,00

Invalidez Total/Parcial Por Acidente R$ 50.000,00

 

de 0 a 13 Anos - Conforme Lei Vigente
Morte Acidental R$ Reembolso Funeral até R$.5000,00
Invalidez Total/Parcial Acidente  R$ 5.000,00

 

Importante ! Para que o seguro seja utilizado corretamente, não esquecer de informar o CPF na ficha de inscrição.

 

10. Cancelamento da prova

Em caso de cancelamento da prova por motivos de força maior (morte, acidente, condições meteorológicas, etc), os organizadores estarão isentos de qualquer tipo de indenização que não seja a devolução da taxa de inscrição.

 

11. Regras e punições

11.1. É proibido jogar lixo de qualquer espécie na mata ou em áreas públicas.

11.2. Qualquer equipe que estiver incompleta, em algum trecho de competição, será desclassificada.

11.3. Qualquer operação de resgate executada pela organização ou pelo apoio do próprio competidor levará a desclassificação da dupla.

11.4. As equipes que desistirem ou que possivelmente não encontrem o roteiro de prova deverão obrigatoriamente avisar a organização pelos PC`s ou entrar em contato com os telefones de plantão que estarão disponíveis na primeira página da planilha.

11.5. É responsabilidade de cada participante ter um convênio médico para a assistência e cobertura financeira em caso de acidente. As equipes de apoio da organização que trabalham no evento prestarão somente os primeiros socorros e encaminhamento do acidentado pra um hospital mais próximo. A partir daí termina a responsabilidade. Todas as despesas médico-hospitalares correrão por conta do biker acidentado.

 

12. Termo de responsabilidade

Todos os participantes deverão assinar o termo de responsabilidade no ato da retirada da planilha.

 

Taubaté, fevereiro de 2005