Parte 2 : Tecnologias exclusivas - Body Geometry

 

Body Geometry é o nome dado à linha de produtos cientificamente desenvolvidos para proporcionar benefícios ergonômicos e/ou melhor desempenho para o ciclista, respaldados por experts de entidades independentes e reconhecidas.

 

Tecnologia Body Geometry para Sapatilhas

Co-desenvolvida com o Dr.Andy Pruitt, expert em medicina esportiva, diretor do Centro de Medicina Esportiva de Boulder (BCSM) no Colorado, EUA, chefe do programa de medicina esportiva da Federação de Ciclismo Norte Americana durante 4 campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos de 1996.

Nossos pés foram feitos para caminhar e correr

O pé humano funciona mais ou menos como um feixe de molas, recebendo e devolvendo a energia, quando caminhamos.

Porém para pedalar, o desenho do pé não é ideal, fazendo com que uma sapatilha projetada com o intuito de oferecer suporte e corrigir eventuais desalinhamentos do conjunto músculo-esquelético, seja indispensável para o ótimo desempenho do ciclista.

Para 2005 toda a linha de sapatilhas Specialized, conta com 3 recursos que compõe a revolucionária tecnologia Body Geometry para sapatilhas. O objetivo é estabilizar o pé do ciclista, ajudar a prevenir lesões e aumentar o desempenho comprovadamente.

 

Cunha Varus

 

A cunha Varus incorporada na parte frontal da sola, angula ligeiramente a frente do pé [Figura A] para imitar sua posição natural, estabilizando-o quando a força é aplicada sobre o pedal e assim evitando que o conjunto musculo-esquelético da perna trabalhe desalinhado durante o movimento da pedalada [Figuras B e C]. Com o suporte correto dos pés e consequentemente um melhor alinhamento do conjunto músculo-esquelético das pernas durante a pedalada, [Figura D] a probabilidade de lesão causada pelo esforço repetitivo é diminuída consideravelmente*.

 

 

* Desde que o ciclista esteja com a posição correta sobre a bicicleta e o taco do pedal devidamente posicionado.

 

Ressalto na região do metatarso e Suporte longitudinal do arco do pé

 

Os contornos da palmilha Body Geometry sustentam o pé em duas áreas importantes: o centro da região da cabeça dos metatarsos e o arco longitudinal. O ressalto na região do metatarso [Figuras E] afasta os ossos do metatarso ligeiramente para evitar a compressão de nervos e veias durante a pedalada, reduzindo a ocorrência de desconforto e inchaço. O arco longitudinal elevado [F] fornece uma plataforma estável para minimizar a flexão do arco do pé (um movimento natural do pé quando se caminha), melhorando a transmissão de força e eficiência.

 

A tecnologia Body Geometry traz benefícios que realmente diferenciam os calçados da Specialized. Em testes laboratoriais, os indivíduos que utilizaram as sapatilhas Specialized com essa tecnologia, apresentaram menor fadiga e maior resistência ao esforço graças aos recursos oferecidos.

 

Tecnologia Body Geometry para Luvas

 

Ciclistas tem um problema em comum, que ocorre com cerca de 30% dos praticantes : desconforto nas mãos ao pedalar, especialmente por períodos prolongados.

O nervo ulnar, localizado numa área de alta pressão das mãos, por se tratar de um importante ponto de apoio do ciclista na bicicleta, causa bastante desconforto nos indivíduos com maior sensibilidade na região, quando é comprimido por períodos relativamente longos.

Esse desconforto vai de uma leve dormência nos dedos até o enfraquecimento da pegada por completo, devido à compressão do nervo.

Para solucionar esse problema, a Specialized coloca uma almofada bem na região do nervo Ulnar, para evitar a ocorrência de tal sintoma, preservando as mãos do ciclista contra a neuropatia Ulnar, aumentando o conforto e consequentemente o desempenho.

 

Tecnologia Body Geometry para Selins

 

Há pouco tempo atrás um médico norte americano causou alarde aos praticantes de ciclismo, quando publicou numa revista um artigo chamando a atenção para o fato de que artérias importantes à circulação sangüínea dos orgãos genitais (pudendas), são comprimidas pelo peso do ciclista durante a pedalada, causando desconforto e podendo levar à impotência.

Para endereçar esse problema, a Specialized foi a primeira empresa a desenvolver selins com um canal vazio no centro, afim de aliviar a pressão sobre a região do períneo e sanar suas consequências negativas aos praticantes.

 

 

A ilustração mostra a posição das artérias pudendas e a importância de haver um espaço vazio no selim para evitar a compressão.

Observando a versão mais recente de um selim Specialized Body Geometry, vemos a preocupação dos projetistas em dimensionar o canal central para aliviar a pressão sobre duas áreas importantes :

 - O canal pudendo ou de Alcock (1)

 - A Sínfise Púbica (2)

Além disso a parte traseira do selim tem a quantidade correta de gel para suportar os ossos isquiais (protuberantes na bacia onde sentamos).

Inovando ainda mais

Nesse ano, a Specialized passou a oferecer alguns modelos de selins em 3 larguras e um dispositivo para medição da largura entre as tuberosidades isquiais ( em breve no Brasil ).

 

 

Dispositivo para medir a largura dos isquiais

As aparências enganam! Ao observar dois ciclistas com tipos corporais diferentes, podemos imaginar que o mais forte e largo irá usar um selim proporcionalmente maior e o mais magro um selim mais estreito. Isso pode não ser a verdade!

Para tirar a dúvida, diminuir o trabalho de “achismo” e reduzir o gasto com a pesquisa do selim ideal,  o ciclista pode ir até uma revenda Specialized, sentar no dispositivo para medição e escolher o selim adequado, dentre os modelos Alias, Avatar e Jett (Feminino).

 

Os produtos Specialized são importados, garantidos e distribuídos no Brasil pela Proparts.

Contatos :

specialized@proparts.esp.br

( 11 ) 3040 4830 fax ( 11 ) 3040 4838

 

 

Veja também : Parte 1 -  A história de uma grande marca.